domingo, 16 de maio de 2010

IDADE DO ZACARIAS

Praça Getúlio Vargas: um dos abrigos de Zacarias.
Por
Jean Kleber Mattos
Publicado no Blog Ipueiras em 16/04/2006 por Marcondes Rosa

No Blog do Grupo Ipueiras, leio que Frota Neto em seu livro “Quase” à pág. 365, abriu espaço ao Pe. Francisco Correia Lima transcrevendo-o sobre os doidos de Ipueiras, entre os quais o Zacarias: “O Zacarias falava sem nexo e, quando bebia, tornava-se furioso, riscando faca no chão, desafiando a quem quisesse ‘correr dentro’, como ele dizia”.

Ao ler o texto lembrei-me que, para mim, o que mais chamava a atenção em Zacarias era que ele vestia várias roupas ao mesmo tempo, uma por sobre a outra. Andava parecendo um barril. Se fizéssemos um filme sobre o Zacarias este poderia se chamar: “O homem que não tinha guarda-roupa”.

Uma vez à noite ele apareceu lá em casa e perguntou à minha avó, D. Luizinha, se ela tinha um prato de comida para ele. Minha avó caprichou no prato fundo: galinha assada, arroz e feijão. A calçada era alta e dava um bom assento. Zacarias sentou e “mandou ver”. A curtíssima distância, nosso gato o “paquerava” a espreita de alguma sobra ou migalha caída. Perdeu tempo. Zacarias varreu o prato.

De uma história que meu pai (Neném Matos) sempre me contava, faço-me portador aos amigos de Ipueiras:

Zelosos quanto ao trato para com seus cidadãos, autoridades ipueirenses, em fins da década dos 40 enviaram para exame psicológico em Fortaleza, duas pessoas de Ipueiras: um jovem escolado e o Zacarias. Ambos haviam sido considerados excêntricos pela comunidade.

Para verificar se o paciente era minimamente centrado, os médicos resumiram a primeira parte do exame a perguntas triviais do tipo nome, idade, filiação etc... O jovem escolado respondeu correta e coerentemente às perguntas, razão por que os médicos classificaram sua situação como “distúrbio leve”.

Seguiu-se o exame do Zacarias com um diálogo insólito.

- Seu nome?
- “Zacaria”.
-Zacaria de que?
- Zacaria de Zacaria.
-O nome de seu pai...
- Zacaria.
-Também Zacaria?
-Também Zacaria
-O nome de sua mãe...
- Zacaria.
-Tudo Zacaria?
- Tudo Zacaria.-
- Sua idade?
- Duzentos anos seis meses e um dia. Completei hoje!
O diagnóstico não se fez esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário