domingo, 16 de maio de 2010

PERPÉTUA MOURÃO, FROTA NETO E O SAPATO "BALLET"


Por
Jean Kleber Mattos
Publicado no Blog Ipueiras em 08/04/2006 por Marcondes Rosa de Sousa

A escola de “seu” Neném Mattos tinha uma quadra de vôlei. Simples, de chão batido. Se fosse de areia seria “vôlei de praia”. Ficava numa área lateral a casa-escola.

Alem da área da quadra tinha mais um pequeno espaço que podíamos chamar de “playground”. Em frente, erguia-se uma cerca de “vara-a-pique”. Do outro lado, era o galinheiro onde Dona Mundita criava galinhas caipiras. E não eram poucas.

A criançada brincava de “trisca” (pique-pega) na quadra à noite, quando algum evento reunia seus pais por ali. Tiravam os calçados para brincar.

Uma noite, quando todos já se preparavam para partir e buscavam seus calçados, eis que Perpétua Mourão percebeu que alguém se apropriara dos seus. Eles estavam nas mãos de Frota Neto, que na época devia ter, se muito, oito anos.

Era um tipo de sapatilha conhecida, na época, como “sapato ballet”. Ela partiu para a perseguição ao endiabrado menino que a cada drible saia pulando e gritando com pronúncia bem própria:

- Sapatinho “bailé”! ... Sapatinho “bailé”!

Mas Perpétua não era fácil. Em dado momento, vendo que seria alcançado, o “Antônio”, como eu o chamava, atirou as sapatinhas da menina por sobre a cerca de “vara-a-pique”, dentro do galinheiro de Dona Mundita”!

A cerca era intransponível. Contornamos por dentro da casa e com a ajuda dos adultos que portavam lanternas, finalmente as sapatilhas foram encontradas. Ainda limpas felizmente, considerando os “resíduos” próprios daquele criatório.

Durante o governo Sarney, quando, diante da TV eu ouvia com atenção a proficiência do grande porta-voz Frota Neto, por vezes eu começava a rir, lembrando-me daquela traquinagem:

- Sapatinho “bailé”!... Sapatinho “bailé” !...

Nenhum comentário:

Postar um comentário