domingo, 16 de maio de 2010

O MAPA DO TERRITÓRIO

Fundo de quintal (Afonso Lopes)

Por
Jean Kleber Mattos

Publicado no Blog Ipueiras em 23/04/2006 por Marcondes Rosa.

São vinte horas e dez minutos em Brasília, deste 23 de abril de 2006. Há pouco, eu conversava com minha mulher Heloisa, uma carioca de morou em Natal-RN, sobre Ipueiras. De tanto compartilhar comigo esta experiência “webica”, ela quer conhecer a cidade. Digo-lhe que a Ipueiras que ela está vendo não existe no plano real. Nós a recriamos.

Estamos compartilhando a nossa criação. A Ipueiras real está na crônica de Marcondes Sousa - TECENDO UMA NOVA MANHÃ, uma das mais densas que já li. Também a virtual. Nela fico sabendo quem criou o sítio: “Braga...um dia, com apoio de Frota, Dalinha e de muitos, conseguiu plantar, na Web, um “sítio”... “Braga e Everardo...seus “sítios”, o www.ipueiras.com, o Grupo Ipueiras e o Blog ipueiras”.

Também vejo a tradução de Walmir Rosa: “Num passe de mágica (ou de mouse), transporto-me até Ipueiras como se estivesse na ‘avenida’, sentado no chão, conversando numa roda de amigos, revirando saudades”. É exatamente o que sinto quando acesso o “sítio”. A Ipueiras real é a casa de Edmundo Medeiros sendo destinada a um trabalho social profissionalizante. Também as novas gerações que encontramos no “Orkut”. E Marcondes é didático quando fala no Instituto Frota Neto...”que se planta em território real (além do virtual) em Ipueiras”.

E sobre as homenagens “como as devotadas a Gerardo Mello Mourão, cuja pena, entre outras temáticas, dedicou-se a falar d’O País dos Mourões...”. O apelo poético da manhã criada pelo canto dos galos numa citação bem colocada de João Cabral de Melo Neto, encerra a crônica, causando emoção.

Para mim a Ipueiras recriada é uma experiência profunda porque vivida com profundidade. Até assusta. Dá medo que nos escape pelas mãos.

TECENDO UMA NOVA MANHÃ aí está para nortear-me na minha redescoberta de Ipueiras. Se Tereza Mourão me apontou o rumo, a bela crônica do professor Marcondes é o mapa do território. Não vai demorar, levarei Heloisa e as crianças (Vanessa e Ivan) para conhecer a Ipueiras real. Que também será virtual, quando lá chegarmos. Temos o mapa.

Comentário do primeiro editor, Marcondes Rosa:

"Jean Kleber, Percepção é transfiguração. Seus olhos, em minha crônica, a metamorfosearam. Nós, de certo modo, fazemos isso com Ipueiras. Os quadros artísticos são transfiguração. E sonhos são, sim, voz daqueles de quem fala Bilac: Só quem ama é capaz de ouvir e entender estrelas. Grato pelo olhar e o sonho..."

2 comentários:

  1. Olá Meu Amigo Jean Kleber,
    Cheguei hoje de Ipueiras e fico feliz em encontrar esse blog onde você é estrela principal.
    Gostei e visitarei sempre,
    Bjs,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  2. A mídia fala em Bruno
    Eliza e gravidez
    Flamengo, orgia e fumo
    -esta é a bola da vez!-
    Tem muito 'especialista'
    Em busca de alguma pista
    Pra ser o herói do mês

    E a história se repetindo
    Mudando apenas o nome
    Outra mulher sucumbindo
    Sob ameaça dum homem
    Uma vida abreviada
    Cuja morte anunciada
    A estatística consome
    (...)

    Leia mais em www.cordelirando.blogspot.com

    ResponderExcluir